ENTREVISTA- SELOS VERDES DE CERTIFICAÇÃO

ENTREVISTA- SELOS VERDES DE CERTIFICAÇÃO

Foi a partir de 1940 que começaram a surgir os rótulos obrigatórios para os produtos. O objetivo desse processo foi garantir a saúde do consumidor. E em 1970 depois de muita luta dos ambientalistas, surgiram os primeiros selos verdes, mas somente em 2000 é que eles se tornaram uma maioria. Com os Selos Verdes, a empresa certificada mostra ao seu consumidor e ao mundo uma preocupação com o meio ambiente e as práticas sustentáveis. Sobre o tema, que ganha destaque na nossa série de entrevistas, convidamos a consultora Júlia Alencar, para abordar o assunto. Confira!

O que são os Selos Verdes? E quais são os seus principais tipos?

Os Selos Verdes certificam que determinado produto ou serviço foi elaborado seguindo práticas sustentáveis e respeitando a natureza. Esses selos ajudam a tornar os produtos elaborados a partir de extração de madeira ilegal, trabalho escravo e poluição de rios menos lucrativos e competitivos. No Brasil, existem mais de 30 Selos Verdes, sendo os principais: FSC, Cerflor, Rainforest, Procel, IBD e Ecocert. Também existe a certificação na NBR ISO 14001, que não é um Selo Verde, mas sim um conjunto de normas que garantem uma gestão ambiental apoiada em práticas sustentáveis.

Todas as empresas podem certificar seus produtos com os Selos Verdes?

Sim, desde que a empresa se adeque às exigências do selo escolhido.

Qual a importância desses selos para as empresas atualmente? E como esses empreendimentos podem utilizar este processo ao seu favor?

A conscientização ambiental já é prática estabelecida em países europeus e na América do Norte e vem se difundindo para o restante do mundo, inclusive para o Brasil. As empresas que adquirem selos ambientais conquistam a confiança dos clientes e podem aumentar suas vendas, como já aconteceu com os cafés do McDonald’s e os produtos orgânicos vendidos no Grupo Pão de Açúcar, que aumentaram as vendas em 30%.

O que é necessário para garantir a certificação?

Cada selo tem exigências distintas, mas em geral, as empresas precisam implementar um Sistema de Gestão Ambiental, se adequar às práticas sustentáveis exigidas pelo selo e realizar uma auditoria de certificação com uma empresa especializada.

Onde o consumidor pode consultar para saber se o produto que consome é certificado?

O consumidor deve ficar atento aos rótulos das embalagens, onde ficam as logomarcas dos selos verdes.

Como a RS2 pode auxiliar as empresas durante este processo?

A RS2 pode orientar as empresas quanto à elaboração de procedimentos e à adequação da empresa a práticas sustentáveis, estando presente durante todo o processo de implantação do Sistema de Gestão Ambiental até a auditoria de certificação.

Lorena Moura-Jornalista
lorena@rs2.com.br

//]]>