Compesa é indicada para certificação

Compesa é indicada para certificação

A Companhia Pernambucana de Saneamento(Compesa),foi indicada na última terça-feira (12), para receber a Certificação da ISO 14001:2015. Com esta indicação, a Compesa agora é a empresa de saneamento que tem o maior número de Estações de Tratamento de Água e Esgoto certificadas do país!

A RS2 CONSULTORIA vem desenvolvendo ao longo dos últimos dezoito meses um trabalho em conjunto com o time da Compesa para levar o melhor da consultoria até a Companhia. “A implantação do Sistema de Gestão Ambiental na Compesa foi um grande desafio! O escopo da certificação abrangeu quinze unidades, incluindo o Centro Administrativo, o de Distribuição, a Estação de Dessalinização de Água de Fernando de Noronha e outras unidades. O processo de implantação contou com o apoio da equipe da Gerência de Meio Ambiente da COMPESA e, primordialmente, do seu diretor de Articulação e Meio Ambiente, José Aldo dos Santos que deu todo o apoio para que o trabalho alcançasse o resultado pretendido. A certificação ISO 14001:2015 se tornou um marco para a gestão da Companhia e ressalta para a sociedade o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável”, destaca o diretor de planejamento da RS2, Romeu Alencar.

O empenho do time da Compesa em parceria com a RS2 CONSULTORIA em todo o processo de implantação do sistema também foi um dos pontos destacados pelo diretor operacional da RS2, João Marcos Coutinho, como fator primordial para o sucesso do trabalho. “A integração que existiu entre os dois times se tornou um facilitador para todas as etapas operacionais de implantação do Sistema de Gestão Ambiental”. Para Coutinho, a Compesa deu o primeiro passo na preocupação sócio ambiental. “A partir de agora a Companhia terá uma nova visibilidade tanto dos órgãos ambientais como da sociedade em relação ao que ela faz com o meio ambiente. Essa certificação obriga a Compesa a ter entranhado em seu dia a dia, o pensamento sócio ambiental que engloba o cuidado com os mananciais, as barragens e a fauna e flora presentes nas Estações de Tratamento. Dando essa atenção ganha a Compesa, a sociedade e claro, o meio ambiente”.

Dando continuidade aos trabalhos A RS2 CONSULTORIA continua contribuindo com a gestão da COMPESA, desenvolvendo um Sistema de Gestão da Qualidade baseado na ISO 9001:2015. Inicialmente o trabalho está voltado para o escopo da Gerência de Projetos de Engenharia e Assessoria das Comissões de Licitações, mas não deve parar por aí, como explica Romeu Alencar, “A ideia é fazermos um Sistema de Gestão Integrado, que em um futuro próximo possa se tornar um Sistema de Gestão de QSMS – Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde”.

Lorena Moura- Jornalista

lorena@rs2.com.br