RS2 Consultoria realiza curso na Ecoprint

RS2 Consultoria realiza curso na Ecoprint

A RS2 Consultoria está implantando a ISO 9001 e a norma FSC na gráfica Ecoprint, em Juazeiro do Norte/CE. Esse selo verde garante a rastreabilidade do material utilizado, assegurando que ele foi extraído de florestas certificadas.

Em 1970 depois de muita luta dos ambientalistas, surgiram os primeiros Selos Verdes, mas somente em 2000 eles se tornaram uma maioria. Com os Selos Verdes, a empresa certificada mostra ao seu consumidor e ao mundo uma preocupação com o meio ambiente e as práticas sustentáveis. Um desses selos é o FSC, considerado a certificação florestal mais reconhecida  em todo o mundo. O FSC (Forest Stewardship Council – Conselho de Manejo Florestal) é uma organização independente que foi criada para a promoção do manejo florestal responsável.

O sistema FSC identifica para a população, através do seu selo, produtos que são originados através de um bom manejo florestal. Ele está presente em embalagens, resmas de papel, caixas de leite e em muitos outros produtos. No curso que está sendo realizado para todos os funcionários e colaboradores da gráfica, estão sendo abordados também os seguintes tópicos: verificação do plano de trabalho e a interpretação das normas. O encontro está sendo ministrado pelo diretor de planejamento da RS2 Consultoria, Romeu Alencar.

Confira os dez princípios que regem o manejo florestal responsável no mundo:

Conformidade com as leis e Princípios do FSC;
Posse e Direitos e Responsabilidades de Uso;
Direitos dos Povos Indígenas;
Relações Comunitárias e Direitos dos Trabalhadores;
Benefícios da Floresta;
Impacto Ambiental;
Plano de Manejo;
Monitoramento e Avaliação;
Manutenção de Florestas de Alto Valor de Conservação;
Plantações.

Você sabia?

Todo empreendimento ligado a operações de manejo florestal ou produtos florestais podem ser certificados. Para garantir a certificação, a empresa interessada deve passar pelo processo de certificação.

 

Lorena Moura- Jornalista

lorena@rs2.com.br

//]]>