RS2 inicia o Programa de Qualidade de Empresas Contábeis

RS2 inicia o Programa de Qualidade de Empresas Contábeis

A RS2 Consultoria deu início ao processo pioneiro de elaboração e implantação do Programa de Qualidade SESCON (PQS). O serviço será realizado no Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Rio Grande do Norte (SESCON-RN) e nas empresas associadas ao sindicato.

Todo o programa tem como base o Modelo de Excelência de Gestão – MEG e da norma internacional ISO 9001 e irá gerar benefícios de curto a longo prazo, tais como: a valorização das empresas contábeis e a responsabilidade no relacionamento com seus clientes e os outros participantes do mesmo setor, criando um diferencial de mercado para os associados que aderirem ao Programa de Qualidade SESCON (PQS).

O trabalho de implantação será dividido em quatro etapas. Na primeira, a de Planejamento, será realizado todo o diagnóstico dos associados, assim como a capacitação dos mesmos na metodologia do processo, definição do Planejamento Estratégico, realização da análise de contexto organizacional, mapeamento dos processos organizacionais, definição das partes interessadas e também das políticas que serão utilizadas.

Dando sequência ao trabalho, as empresas passarão então pelo processo de Estruturação, onde serão realizadas as definições e criações dos documentos que irão conter as rotinas das atividades que venham a afetar a qualidade dos serviços. Neste processo, são definidos também os critérios para seleção de fornecedores e a implantação das práticas referentes a gestão de pessoas. A apresentação e implantação do planejamento financeiro, a gestão dos objetivos e metas alinhadas com o Planejamento Estratégico da organização também fazem parte desta etapa.

Na penúltima parte, a de Verificação, será realizada uma reunião juntamente com a alta direção das empresas para conclusão dos resultados do programa e fechamento do relatório de gestão final. É nesta fase que será realizada uma auditoria para emissão do relatório de avaliação final do programa. Na última etapa, a de Premiação, ocorrerá a entrega da certificação no Programa de Qualidade. Trata-se de um selo que atestará a excelência na gestão das empresas aderentes.

Lorena Moura- Jornalista
lorena@rs2.com.br

//]]>